quarta-feira, 24 de novembro de 2010

manifesto pela escrita



Dizer algo sem ser ouvido é algo terrível, porém isso é algo recorrente, por mais que as pessoas finjam interesse, ou de fato ouçam o que digo, muitas vezes penso em o quão indiferentes elas podem ser quanto a isso.
Sei que verbalizar pensamentos e ideais pode ser um grande modo de expressão, causar um impacto visual muitas vezes é um excelente modo de persuasão, mas cada vez mais o mundo fica surdo e cego para visões alternativas. Apesar de todos os pensamentos diferirem entre si, a tendência global é de acomodação em idéias simples ou parecidas com as suas.
Hoje ouvi um pensamento que mudou meu modo de ver as pessoas: "O conhecimento é dividido em 4 pontos: O senso comum; A informação; O conhecimento e; A sabedoria. A transição do senso comum para a informação é quase que passivo, contanto que a informação esteja disponível, para sair da informação e ir para o conhecimento, é preciso algum esforço e pensamento, já para chegar a sabedoria, você precisa se esforçar e ler muito.". Essa conclusão me fez enxergar que apesar de algum esforço, estou no nível do conhecimento em poucos assuntos e, em nenhum alcancei a sabedoria.
Pensei sobre isso algum tempo e percebi que isso se dá devido a facilidade de acesso a informação superficial que nos está disponível hoje, a maioria dos assunto, ao chegarmos ao patamar da informação, nos damos por satisfeitos. Poucas são as pessoas que se preocupam, de propósito ou sem querer, a obter conhecimento sobre algo. Talvez por falta de fontes, muitas vezes por desinteresse, mas acho que uma sociedade com informação, mas sem conhecimento, não é o suficiente.
As fontes de informação não se preocupam mais em aprofundar-se em assuntos importantes, só passam superficialmente, por tópicos com maior impacto para o público que pretendem alienar, devido a falta de espaço e tempo para as mídias faladas e/ou visuais.
A escrita, além de ser um meio tão eficaz quanto os outros, se perpetua.
Por isso faço um apelo: Pensem, questionem, obtenham conhecimento a partir de informações, conversem sobre isso, mas mais do que isso, escrevam suas conclusões, seus pensamentos, suas emoções. Esse é o modo mais eficaz de se comunicar com outras pessoas.

Otaviano Fontanini - 25 de novembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário